sexta-feira, 30 de março de 2012
sábado, 24 de março de 2012
O MONITOR
Escoteiro designado para dirigir a patrulha.
Não é necessariamente o mais velho, inteligente ou forte mas sim aquele que consegue fazer a patrulha funcionar unida e promover o desenvolvimento de seus elementos.
Normalmente é o escoteiro mais velho da patrulha.
Funções do monitor
- Cuidar do adestramento e evolução dos seus elementos.
- Manter a união, solidariedade e disciplina da patrulha.
- Manter o interesse da patrulha nas atividades.
- Cuidar da boa apresentação da patrulha.
- Elevar o ânimo da patrulha nas adversidades.
- Levar as aspirações, preocupações e necessidades da patrulha para a Corte de Honra.
- Apresentar idéias e planos de ação para a patrulha.
- Dirigir a patrulha nos jogos.
- Apresentar semanalmente o relatório de patrulha.
Privilégios do monitor
- Representar sua patrulha na Corte de Honra.
- Ter fácil acesso ao chefe.
- Participar de eventos específicos para monitores.
- Ter acesso à biblioteca especial da chefia.
- Presidir o conselho de patrulha.
O Sub-monitor
Escoteiro escolhido pelo monitor para ser seu assistente e substituto. É essencial que monitor e sub-monitor mantenham-se em contato permanente para que haja perfeita sintonia e íntima colaboração.
O sub-monitor é responsável pela verificação dos uniformes e distintivos da patrulha.
O sub-monitor auxilia na manutenção da disciplina da patrulha.
O sub-monitor é um fiel colaborador do monitor e candidato a futuro monitor.
10 DICAS PARA MONITORES
Alguns dos nosso jovens Monitores enfrentam dificuldades para dirigir suas patrulhas. Reclamam que os elementos da patrulhas não os obedecem e que eles tem que fazer tudo nas atividades, isso os leva a uma elevada dose de stress e não chega a ser incomum alguns desses monitores abandonar a sua função (ou mesmo a Tropa).
Partindo do principio que o Escotismo é uma escola de educação do caráter onde cada jovem assume seu próprio desenvolvimento e ao longo desse processo adquire capacidade tanto para liderar como para ser liderado há que se considerar que a habilidade de tornar mais agradável a vida de Monitor pode ser ajudada por alguns conselhos úteis. Veja:
1. Procura ser fiel à tua palavra. Não faças promessas que não consigas cumprir. A Honra do escoteiro inspira confiança.
2. Procura ser justo com todos. Um bom Monitor não mostra favoritismos por alguns elementos. Não deixes que as amizades te impeçam de ser justo com todos os elementos da Patrulha. Procura saber quem gosta de fazer o quê e atribui aos elementos da tua Patrulha tarefas que gostem de fazer.
3. Procura ser um bom comunicador. Não precisas ter uma voz poderosa para seres um bom líder, mas tens de ser capaz de chegar à frente com um pujante “vamos lá”. Um bom líder consegue dar informações de modo que todos possam entender o que fazer.
4. Procura ser flexível. Nem tudo corre conforme os planos. Fica preparado para mudares rapidamente para um “plano B” no caso do “plano A” falhar. Podes ainda ter, escondido na manga, um “plano C”. Mas lembra-te que não consegues ser flexível se não planeares antes.
5. Procura ser organizado. O tempo que gastas a planejar as coisas, vais ganhá-lo muitas vezes depois. Nas reuniões de Patrulha, regista quem gosta de fazer o quê, e prepara escalas de serviço antes de irem acampar.
6. Procura delegar. Alguns líderes pensam que as coisas não são feitas se não forem feitas por eles, mas é um grande erro. A maior parte das pessoas gosta do desafio de uma nova tarefa. Dá aos teus elementos a oportunidade de fazerem coisas que nunca experimentaram.
7. Procura dar um bom exemplo. A coisa mais importante que podes fazer, é liderar pelo exemplo. O que tu fizeres, é provável que os teus elementos também façam. Uma atitude animada e bem disposta consegue manter o espírito de todos sempre em alta.
8. Procura ser consistente. Não há nada mais confuso do que um líder que num momento está de uma maneira, e logo a seguir está de outra maneira. Se os teus elementos te conhecerem e souberem o que esperar de ti, será mais fácil responderem à tua liderança.
9. Procura elogiar os outros. A melhor forma de ser elogiado, é elogiar os outros. Muitas vezes um simples “bom trabalho” é o suficiente para fazer com que um elemento sinta que está a contribuir positivamente para o esforço da Patrulha.
Fonte: http://sites.google.com/site/69gehm/tropa-escoteira/para-os-monitores
terça-feira, 20 de março de 2012
sábado, 17 de março de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)